Uma pesquisa de qualidade dos serviços e atendimento das empresas de
ônibus rodoviários interestaduais mostrou que os passageiros estão mais
satisfeitos. A pesquisa da ANTT (Associação Nacional de Transportes
Terrestres) ouviu 21.480 passageiros e mostra que conforto, segurança,
higiene e pontualidade são, na ordem, os fatores que mais os usuários se
importam nas linhas que servem diferentes Estados.
De acordo com o levantamento referente a 2018, a satisfação dos
usuários chegou a 75,2%, enquanto que, no levantamento anterior,
realizado em 2014, o índice foi de 71%.
A pesquisa foi realizada no período de 9 de dezembro de 2017 a 30 de
abril deste ano. Entre os dias 15 de dezembro de 2017 e 15 de janeiro de
2018, a empresa de pesquisa suspendeu os trabalhos por considerar o
período atípico para a realização das entrevistas. A pesquisa foi
retomada entre 16 a 31 de maio de 2018 e de 15 a 21 de junho de 2018.
Melhores empresas
A pesquisa de satisfação também apurou as opiniões dos passageiros em
relação às principais empresas de ônibus que prestam serviços
regulares. Pelo Índice de Satisfação com a Empresa – ISE, a pesquisa
classificou as melhores e piores companhias sob a visão do usuário.
Foram 138 empresas analisadas pelos passageiros.
A empresa JJ Tur Transportes e Turismo Ltda, de Anápolis, em Goiás,
ficou em primeiro no ranking com o indice 83,7. A empresa Transporte
Rodoviária de Passageiros Total, da Paraíba, e que faz a linha João
Pessoa – Recife, ficou em 13º no ranking, com o índice 79,4, na frente
de empresas de maior porte como a Guanabara, que ficou em 61º no
ranking, obtendo o índice 75,4.
A Expresso Gardênia, de Belo Horizonte, foi a pior colocada na
pesquisa, com índice de 48,9. Em penúltimo, aparece a Colitur
Transportes Rodoviários, de Barra Mansa, no Rio de Janeiro, com índice
de 54.
O levantamento levou em conta, para o resultado final, a SEReg –
Satisfação com a Empresa na Região, ou seja, considerando as
características das operações locais, que podem variar de acordo com a
área atendida. Há regiões onde as rodovias são boas e, em outras, as
estradas são de terra ainda.
Outros fatores também podem influenciar na percepção do passageiro,
como a proximidade que a empresa tem com determinadas comunidades, o que
pode ocorrer com viações menores em locais com menos habitantes. A
metodologia procurou, entretanto, utilizar o maior número de critérios
comuns a cada empresa de ônibus independentemente de onde possui linhas.
Fonte : Turismo em Foco
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