Uma família que reside no assentamento rural Tambaba, na Costa do
Conde, litoral sul da Paraíba, liderada pela matriarca Luíza e Nevinha,
uma das cinco irmãs, deixou o comércio de doces e frutas na beira da
estrada para se instalar em uma casa de taipa, onde começou a vender a
pequena produção de doces caseiros, cachaça artesanal e algumas peças de
artesanato.
Orientada pelo Sebrae da Paraíba, a família cresceu, assim como o
pequeno empreendimento. De uma simples casa de taipa, foram construídas
outras cinco, com a venda de produtos diferenciados, como os
tradicionais doces, cachaça, bolos, sucos, tudo utilizando os produtos
da região.
Cada irmã ficou com um tipo de produto. Todas deixaram de trabalhar
em pousadas e restaurantes da região para viver com o seu próprio
sustento. Cada uma tem a sua renda – cerca de um salário mínimo -, mas
Nevinha disse que existe ajuda mútua, quando falta dinheiro para uma
conta de uma, todas fazem uma cota e ajudam.
Essa incrível história de empreendedorismo estará sendo retratada em
um documento produzido, dirigido e roteirizado por Fabiane Nagabe,
professora do curso de Turismo da Universidade Federal da Paraíba, e
Alisson Martins (dono da produtora Extreme Move Áudio Visual).
Fabiane revela a história da Casa do Doce Tambaba é “um exemplo de
criatividade, coragem e determinação protagonizado por duas mulheres
guerreiras do município de Conde”.
Nevinha, junto de sua mãe Dona Luiza, empreenderam um negócio do zero
voltado o turismo local. Sem capital financeiro para investir, as duas
mulheres sem nenhum grau de escolaridade, utilizaram suas habilidades de
cozinheira para criar o “Doces Tambaba”.
“Hoje, Nevinha e suas quatro irmãs possuem seus próprios negócios, se
transformaram em um importante ponto turístico do litoral sul da
Paraíba e que estimula outros exemplos de empreendedorismo de base local
na região.”
Fabiane conta que conseguiu programar tudo com recursos próprios,
“meu e dos alunos, e ajuda de alguns parceiros que, como nós, acreditam
na legitimidade do trabalho dessas mulheres, que tem influenciado de
forma muito positiva o desenvolvimento de outros empreendimentos
voltados ao turismo na região do Conde.”
De acordo com a produtora, o documentário é uma produção
independente, para uso livre, sem fins comerciais, resultado de pesquisa
de doutorado dela, onde estuda o turismo convencional e o turismo de
base comunitária da Paraíba.
Fonte : Turismo em Foco
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