No ano passado, entrevistei a presidente da PBTur (Empresa Paraibana
de Turismo), Ruth Avelino, que, em primeira mão, disse que não pretendia
continuar no cargo a partir do final do governo de Ricardo Coutinho. A
revelação – fiquei sabendo – trouxe perplexidade entre as pessoas que
integram o chamado trade turístico da Paraíba, tendo em vista o
excelente trabalho dela à frente do órgão que, no final de dezembro,
completa 8 anos.
Soube também, que o próprio candidato ao governo, João Azevedo (PSB),
teria telefonado para a Ruth procurando saber sobre a declaração e,
acima de tudo, buscando convencê-la a mudar a decisão, pois, segundo
ele, a executiva será uma das pessoas chaves no setor caso ele seja
eleito governador nessas eleições.
João Azevedo é o candidato que irá dar sequência ao trabalho de
Ricardo Coutinho (PSB) e teria prometido para Ruth Avelino dar um novo
status à PBTur, com mais recursos financeiros e implementação de novas
ações, principalmente, no sentido de divulgar ainda mais o Destino
Paraíba, um dos reclamos de quem milita na área.
Ruth Avelino creditou como marco de sua gestão a aplicação do
dinheiro público em ações de divulgação e capacitação de agentes e
operadores de viagens. Anteriormente, lamentou a executiva, os outros
gestores gastavam os poucos recursos da PBTur para promoção de festas de
prefeituras para agradar os prefeitos aliados a esse ou aquele
governador. Na PBTur, essa política foi vetada também por determinação
explícita de Ricardo Coutinho
“Nosso dinheiro, mesmo que pouco, sempre foi aplicado na divulgação.
Fizemos uma programação de capacitações com as principais operadoras de
turismo do Brasil e de alguns países da América do Sul, como da
Argentina e Uruguai. Uma pesquisa da Federação do Comércio mostrava que,
em 2011, apenas 0,6% dos turistas que vieram para a Paraíba utilizaram
os serviços das agências de viagens. Em 2015, esse percentual subiu para
8%, o que mostra que estamos no caminho certo”, pontuou.
Sempre “tirou leite de pedra”
Para o presidente da Abav-PB (Associação Brasileira das Agências de
Viagens, seccional Paraíba), Bruno Mesquita, os 8 anos da atual gestora
da PBTur foi “apenas de crescimento”.
Ruth Avelino, segundo Mesquita, tem conseguido projetar a marca da
Paraíba nas feiras, “de uma forma mais contundente, mais presente, um
avanço nunca visto. Graças a Deus (ela) tem levado a PBTur de uma forma
muito profissional e consciente, mesmo com a limitação dos recursos
financeiros”.
Fonte : Turismo em Foco
Nenhum comentário:
Postar um comentário