domingo, 6 de janeiro de 2019

Paraíba tem roteiros além de sol e mar

 


A Paraíba possui produtos turísticos no interior tão bons quanto os do litoral. É o que afirma a gestora de turismo do Sebrae, Regina Medeiros. De acordo com o ex-secretário de Turismo e Desenvolvimento, Zenildo Rodrigues, o Governo do Estado sempre tenta mostrar que o turismo na Paraíba vai além do sol e mar. Os números, entretanto, ainda são pouco animadores. De acordo com pesquisa da Fecomércio realizada entre o final do ano passado e o início deste ano, apenas 11,08% dos turistas que visitam João Pessoa aproveitam para conhecer cidades do interior.

Para Regina Medeiros, o que falta é principalmente divulgação dos roteiros turísticos “com profissionais de marketing de destinos bem articulados, para fazer um planejamento com metas ousadas, ocupando todos os espaços adequados da mídia digital com a marca do destino, a exemplo do que acontece hoje com o Peru, Portugal e outros”.

“Temos que nos inspirar pelos melhores, pois o atual perfil do turista não é mais o mesmo. Portanto, não devemos continuar fazendo o que sempre se fez. Se assim for, os resultados serão os mesmos”, acrescentou.Outro fator importante, segundo ela, é que só se vende o que se conhece.
“São poucos os profissionais da iniciativa pública e privada que se dão a oportunidade de viajar pela Paraíba, com o olhar do turista. É preciso quebrar esse paradigma”, comentou. Regina Amorim
Já para Zenildo Rodrigues, a Paraíba tem tudo para promover o turismo, mas precisa de investimento. “Nossa capacidade hoteleira está acima de 80%, conseguimos um voo internacional. O que nós precisamos é investimento, e é isso que o Prodetur pode fazer, porque nós somos um estado pobre. 

Então é importante que o Governo Federal, que detém os recursos para a área, acredite no setor, porque nós acreditamos”, disse.

Apesar de o secretário afirmar que é do interesse do governo a interiorização do turismo na Paraíba, o interior ficou de fora do Prodetur+Turismo, que deve garantir R$ 283 milhões para infraestrutura em turismo no estado. Isso porque, para receber o selo, era necessário trabalhar dentro de um projeto já existente, e o que havia só contemplava o litoral, conforme explicou Zenildo. “Temos nove fóruns dentro do turismo da Paraíba. O selo atende um, mas dentro do eixão teremos recursos para os outros polos”, disse.
Pontos fortes
 
 
 
Vale dos Dinossauros, em Sousa, é o maior produto turístico da Paraíba Zenildo também destacou os excelentes produtos turísticos do interior do estado. “Para mim, o Vale dos Dinossauros, em Sousa, é o maior produto turístico do nosso estado, depois do Polo Turístico do Cabo Branco. É um tema que desperta curiosidade, que atrai jovens, crianças, e é o único lugar do mundo em que essas pegadas podem se vistas a olho nu, comprovando a existência daqueles animais”, destacou.

O Parque Estadual Arqueológico Itacoatiaras do Ingá, com os registros de arte rupestre na pedra do Ingá, agreste paraibano; o Parque Estadual da Pedra da Boca, que atrai para o turismo de esporte e aventura, em Araruna, também no agreste, e o turismo do brejo foram outros destaques citados pelo secretário.

Fonte : Turismo em Foco

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