A Paraíba possui produtos turísticos no interior tão bons quanto os
do litoral. É o que afirma a gestora de turismo do Sebrae, Regina
Medeiros. De acordo com o ex-secretário de Turismo e Desenvolvimento,
Zenildo Rodrigues, o Governo do Estado sempre tenta mostrar que o
turismo na Paraíba vai além do sol e mar. Os números, entretanto, ainda
são pouco animadores. De acordo com pesquisa da Fecomércio realizada
entre o final do ano passado e o início deste ano, apenas 11,08% dos
turistas que visitam João Pessoa aproveitam para conhecer cidades do
interior.
Para
Regina Medeiros, o que falta é principalmente divulgação dos roteiros
turísticos “com profissionais de marketing de destinos bem articulados, para
fazer um planejamento com metas ousadas, ocupando todos os espaços adequados da
mídia digital com a marca do destino, a exemplo do que acontece hoje com o
Peru, Portugal e outros”.
“Temos que nos inspirar pelos melhores, pois o atual perfil do
turista não é mais o mesmo. Portanto, não devemos continuar fazendo o
que sempre se fez. Se assim for, os resultados serão os mesmos”,
acrescentou.Outro fator importante, segundo ela, é que só se vende o que
se conhece.
Já
para Zenildo Rodrigues, a Paraíba tem tudo para promover o turismo, mas precisa
de investimento. “Nossa capacidade hoteleira está acima de 80%, conseguimos um
voo internacional. O que nós precisamos é investimento, e é isso que o Prodetur
pode fazer, porque nós somos um estado pobre.
Então é importante que o Governo
Federal, que detém os recursos para a área, acredite no setor, porque nós
acreditamos”, disse.
Apesar
de o secretário afirmar que é do interesse do governo a interiorização do
turismo na Paraíba, o interior ficou de fora do Prodetur+Turismo, que deve
garantir R$ 283 milhões para infraestrutura em turismo no estado. Isso porque,
para receber o selo, era necessário trabalhar dentro de um projeto já
existente, e o que havia só contemplava o litoral, conforme explicou Zenildo.
“Temos nove fóruns dentro do turismo da Paraíba. O selo atende um, mas dentro
do eixão teremos recursos para os outros polos”, disse.
Pontos fortes
Vale dos Dinossauros, em Sousa, é o maior produto turístico da Paraíba
Zenildo
também destacou os excelentes produtos turísticos do interior do estado. “Para
mim, o Vale dos Dinossauros, em Sousa, é o maior produto turístico do nosso
estado, depois do Polo Turístico do Cabo Branco. É um tema que desperta
curiosidade, que atrai jovens, crianças, e é o único lugar do mundo em que
essas pegadas podem se vistas a olho nu, comprovando a existência daqueles
animais”, destacou.
O Parque Estadual Arqueológico Itacoatiaras do Ingá, com os registros de arte rupestre na pedra do Ingá, agreste paraibano; o Parque Estadual da Pedra da Boca, que atrai para o turismo de esporte e aventura, em Araruna, também no agreste, e o turismo do brejo foram outros destaques citados pelo secretário.
O Parque Estadual Arqueológico Itacoatiaras do Ingá, com os registros de arte rupestre na pedra do Ingá, agreste paraibano; o Parque Estadual da Pedra da Boca, que atrai para o turismo de esporte e aventura, em Araruna, também no agreste, e o turismo do brejo foram outros destaques citados pelo secretário.
Fonte : Turismo em Foco
Nenhum comentário:
Postar um comentário