quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Trecho João Pessoa-Recife é um dos mais utilizados no aplicativo de caronas no País

 
 
O compartilhamento de caronas vem se popularizando cada vez mais entre os paraibanos com a presença dos aplicativos de transporte, como a Uber e o 99. Aos poucos outro aplicativo, o BlaBlaCar, vem ganhando novos adeptos no Estado. O diferencial é que a plataforma conecta pessoas que desejam fazer viagens de longa distância com motoristas que estão indo na mesma direção. Os custos são divididos e, assim, ambos economizam com a viagem.
Segundo apurou a BlaBlaCar, com o aplicativo, o trecho João Pessoa – Recife pode sair 50% mais econômico que um ônibus convencional. Uma passagem interestadual João Pessoa – Recife custa, em média, R$ 40. Uma carona pelo app pode sair por R$ 20. E para um motorista que faz esse trecho semanalmente, a economia pode chegar a R$ 100. A bancária Maria Livia Cunha, de 28 anos, conhece bem os custos desse trecho.

Ela viaja sozinha em seu carro, em média, duas vezes por mês de Olinda para João Pessoa, para visitar o noivo que mora na Capital paraibana. Livia gasta cerca de R$ 80 com combustível, por final de semana, apenas para ir e voltar. “Já tentei fazer o trajeto de ônibus, mas os gastos não compensam. Eu pagaria quase o mesmo valor que gasto de carro, mas teria o transtorno de ter que ir pegar o ônibus em Abreu e Lima”, comentou.

Desde 2015, quando a BlaBlaCar começou a operar no país, já foram criadas mais de 40 mil rotas entre cidades. O trecho Recife – João Pessoa está entre os 25 itinerários mais utilizados no Brasil. No ano passado, o número de usuários no Nordeste cresceu 500%, sem que a BlaBlaCar tivesse investido em marketing. “O efeito boca-a-boca sempre foi um fenômeno aliado da nossa plataforma ao redor do mundo”, destacou o diretor da BlaBlaCar no Brasil, Ricardo Leite.

 “Mas ficamos especialmente muito surpresos com a receptividade da comunidade no Nordeste”, acrescentou. Ciente do potencial desse mercado, a empresa aposta em aumentar os investimentos de marketing no mercado local em 2019, com especial atenção aos estados: Ceará, Pernambuco, Bahia e Paraíba. “Até agora focamos nossas atenções para as principais cidades do Sul e Sudeste. Com os olhos voltados para o Nordeste, teremos um potencial imenso de crescimento”, ressaltou Leite.

Segurança

Para manter o ambiente de seguro, a BlaBlaCar verifica o número de telefone e endereço de e-mail dos usuários, além de moderar as fotos e mini biografias. Estas informações fazem parte do perfil público dos viajantes, junto com as avaliações das pessoas com quem eles compartilharam uma carona.
Outra inovação lançada pela empresa para aumentar a confiança do seu serviço é a verificação de documentação. O Brasil foi o segundo país a adotar o recurso, que hoje está presente em outros cinco dos 22 países onde a empresa atua. A auxiliar administrativa Esther Gomes, de 31 anos, trabalha em João Pessoa e mora em Recife. Ela descobriu a BlaBlaCar por um anúncio na internet.

 “No início eu fiquei desconfiada”, revelou. “Mas fui ganhando confiança ao longo das boas experiências que tive com o aplicativo. Hoje eu faço propaganda de graça do aplicativo, porque realmente vejo que é uma economia para quem precisa viajar com frequência”, comentou Gomes. O aplicativo está disponível para sistemas operacionais iOS e Android. O valor da carona é sugerido pelo aplicativo, e o pagamento realizado por meio de cartão de crédito.

Curiosidade

O nome BlaBlaCar surgiu da expressão informal “blablablá”. “Viagens de carros sempre rendem boas conversas… Nós queríamos unir pessoas viajando para o mesmo destino e que, durante o percurso, elas pudessem jogar conversa fora. No perfil, o usuário pode, inclusive, quantificar o quanto tagarela é, e assim viajar com pessoas que ele se identifique”, explicou o diretor da BlaBlaCar no Brasil, Ricardo Leite.

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