O programa Investe Turismo, que busca
desenvolver políticas públicas aumentar a qualidade e a competitividade
em rotas turísticas de todo o país, foi lançado ontem terça-feira (8) no
município de Conde,. no litoral sul da Paraiba. As cidades de João
Pessoa e Cabedelo também serão contempladas com o projeto, que é
desenvolvido em parceria entre o Sebrae Paraíba e a Embratur, além do
Governo estadual e prefeituras municipais. O lançamento ocorreu no Hotel
Lodge e contou com a presença de gerente e analistas do Sebrae Paraíba,
empresários da cadeia do turismo local, a exemplo dos setores de
hotelaria e gastronomia, e representantes dos governos municipal e
estadual.
O analista técnico do Sebrae Paraíba e gestor do Investe Turismo no estado,
Marcílio Santos, apresentou as principais ações que serão desenvolvidas
no âmbito do programa dentro dos eixos temáticos: fortalecimento da
governança; melhoria dos serviços e atrativos turísticos; marketing
turístico e apoio à comercialização; e atração de investimentos e apoio
para o acesso a serviços financeiros. “Vamos atuar de modo a inovar a
oferta turística, com famtours e press trips, jornada de negócios,
inserção produtiva da produção associada ao turismo, entre outras
iniciativas”, destacou.
Ele explicou que, hoje, o turismo representa 8,1% do PIB nacional e
que, em 2018, o país recebeu 6,6 milhões de turistas estrangeiros. “No
entanto, ele fica longe de figurar entre os principais destinos
turísticos visitados pelos estrangeiros, perdendo para atrações como o
Museu do Louvre, por exemplo. Então, as ações vão fazer com que os
equipamentos e destinos turísticos se tornem mais atrativos e Brasil
possa ocupar o espaço que merece devido ao potencial que possui”,
salientou.
O município de Cabedelo, que integra a rota turística contemplada na
Paraíba, também contou com o lançamento do Investe Turismo, ocorrido na
última semana. “Estou feliz em aceitar esse desafio, porque o potencial
dessas cidades é grande”, explicou o gestor do Investe Turismo na
Paraíba.
Investe Turismo – O Investe Turismo selecionou
30 rotas turísticas estratégicas no Brasil, que englobam 158 municípios
das 27 unidades da Federação. O investimento inicial será de R$ 200
milhões. As rotas turísticas selecionadas receberão ações organizadas em
quatro linhas de trabalho que vão desde o fortalecimento da governança,
por meio de uma agenda estratégica entre setor público e privado;
melhoria dos serviços e atrativos turísticos com foco especial nas micro
e pequenas empresas; marketing e apoio à comercialização, por meio de
campanhas, produção de inteligência mercadológica participação em
eventos estratégicos; até a atração de investimentos e o apoio ao acesso
a linhas de crédito e fontes de financiamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário