terça-feira, 30 de março de 2021

Porto de Cabedelo realiza operação pioneira em parceria com empresa americana Oxbow Brasil Energia

  

 

O Porto de Cabedelo começou neste domingo (28) uma operação pioneira de exportação de petcoke em parceria com a arrendatária Oxbow Brasil Energia. Nesta primeira movimentação, o Porto irá exportar 20 mil toneladas do produto.

 A parceria seguirá por dois anos, período em que pelo menos 350 mil toneladas de petcoke devem ser exportadas pelo Porto de Cabedelo. O produto chega da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, e segue para os Estados Unidos por meio do Porto de Cabedelo.

Com isso, as operações de importação de petcoke que já estão programadas para 2021 estão mantidas, com um volume estimado de 280 mil toneladas. No entanto, com a nova operação, o granel sólido vai ultrapassar a marca de 600 mil toneladas por ano, consolidando essa movimentação de cargas no Porto de Cabedelo.

“A conclusão dessa negociação, que contou com o fundamental apoio do Governo do Estado, vai colocar o Porto de Cabedelo em um novo patamar de movimentação anual de carga, podendo ultrapassar a marca histórica de toneladas movimentadas”, declarou Gilmara Temóteo, diretora-presidente da Companhia Docas da Paraíba.

 

Primeira exportação começou neste domingo

O navio graneleiro Global Effort atracou no Porto de Cabedelo neste domingo para exportar 20 mil toneladas de petcoke, sendo essa a primeira exportação da empresa Oxbow no Porto de Cabedelo.

A embarcação deve passar, pelo menos, 96 horas até que a operação seja concluída pela Marlog, o operador portuário da movimentação. A agência marítima responsável pela operação é a Heytor Gusmão.

A previsão é que cerca de 185 operários atuem neste trabalho de exportação da carga e outros 135 façam o apoio à movimentação.

 

O navio Global Effort foi fabricado em 2014 e apresenta 178 metros de comprimento, 28,60 metros de largura e 44,80 metros de altura.

Docas da Paraíba

 

sexta-feira, 26 de março de 2021

CONHECENDO MATARACA - PB

  

 

Mataraca é um município do estado da Paraíba,fundado em 1963 e está localizado na região de Mamanguape-Rio Tinto. Seu topônimo que significa “monte de formigas”. Possui uma população de 8.345 habitantes.

Os principais atributos paisagísticos do litoral de Mataraca são os manguezais, as dunas e as lagoas freáticas. Os manguezais, além da beleza natural, possuem valor ecológico para a fauna e econômico para as populações tradicionais, que dele retiram boa parte do alimento, na forma de peixes crustáceos, moluscos, etc.

 

Já as dunas possuem elevado valor cênico, em função das lindas paisagens que as elevações e vales proporcionam. A maior parte das dunas, possui vegetação fixadora de porte médio, chamadas de Mata de Restinga, formando um verdadeiro tapete verde sobre elas.

Mataraca teve sua história sempre ligada a Mamanguape, da qual fazia parte. Participou do apogeu desta quando Mamanguape era o centro do comércio do estado. Tudo começa com a instalação do “Sítio Mataraca”, que era grande produtor de cana-de-açúcar e algodão. Além da área urbana da sede do município há um pequeno núcleo urbano com característica singular situado à beira-mar, mais ao sul, próximo ao rio Camaratuba. Com influencia da cultura indígena e presença de uma colônia de pescadores, a população tradicional convive com veranistas e pessoas de outras localidades que adotaram o local para viver.

 

Dentre os minerais valiosos presentes no subsolo mataraquense, o que mais se destaca é o titânio, cuja extração ocorre no nordeste do município, na mina conhecida como Guaju. A exportação do titânio produzido em Mataraca vai principalmente para os Países Baixos, através do Porto de Cabedelo.

Possui praias abertas protegidas com cordões de arrecifes de arenitos, alem de lagoas costeiras, cordões de dunas litorâneas, paleodunas, estuários, manguezais, vegetação fixadora de dunas, de porte herbáceo, arbustivo e arbóreo. O município conta com aproximadamente 14 km de extensão de orla entre a foz do Rio Camaratuba e a do Rio Guaju.

No turismo se destacam eventos pontuais como carnaval e a festa religiosa de São Pedro no meio do ano. No período de final de ano – alta estação – há uma ocupação por um grande número de turistas e veranistas. No núcleo urbano Barra de Camaratuba, único em toda a orla, além das moradias da população tradicional de pescadores, verifica-se a presença de inúmeras casas de veraneio – segunda residência – que, a exceção da alta temporada, permanecem grande parte do ano fechadas.

 

PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Igreja Matriz do Bom Jesus

# 2 Vale dos Ventos
São 73 geradores de energia eólica que, apesar de produzir a chamada energia limpa, alterou o aspecto cênico da paisagem natural, incorporando a mesma as torres com cerca de 70 m de altura e hélices de 24 m de extensão.

# 3 Rio Camaratuba
No limite sul do litoral de Mataraca, que possui em torno de 14 km de extensão, temos o estuário do rio Camaratuba com seu manguezal característico. Próximo ao estuário, verifica-se a existência de quiosques e banheiros, que são utilizados pela comunidade e turistas, principalmente na alta estação.

 

# 4 Lagoa Encantada
Possui espelho de água cristalina cercado de mangabeiras

# 5 Rio Guaju
No final da Unidade IV temos a foz do rio Guaju. Esse rio, recentemente, sofreu uma alteração natural do canal principal de acesso ao estuário, fato que não ocorria há, pelo menos, trinta anos. Junto à foz do rio Guaju temos dunas altas próximo à praia, as mais elevadas também foram movimentadas pelo processo de mineração existente  no local e hoje já estão estabilizadas pela vegetação.

# 6 Parque Ecológico do Caranguejo-uçá
O parque foi criado com o principal intuito de proteger os remanescentes de manguezais da região, assim como o caranguejo-uçá, ameaçado pela pesca predatória na região. Apresenta uma área de 178 hectares coberta de manguezal, que é um ecossistema de transição entre o ambiente marinho e o fluvial do bioma da Mata Atlântica. A Paraíba ainda possui 92 km² de manguezais, os quais são considerados áreas de preservação permanente pela legislação federal.

■ PRAIAS

A orla do município de Mataraca tem sua economia pautada na exploração de minérios, na pesca artesanal, no turismo sol e mar e, mais recentemente, na produção de energia eólica.

# 1 Praia de Barra de Camaratuba

A praia de Barra de Camaratuba, a aproximadamente 12 km da cidade, é muito buscada no verão.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
O acesso é feito, a partir de João Pessoa, pelas rodovias BR-101 e PB-065, com distância rodoviária de 100 km até a sede do município;

De Ônibus:
N/D

 

Fonte : Brasil Turismo

quarta-feira, 24 de março de 2021

Prefeito de Cabedelo é o primeiro do Nordeste a aderir ao Movimento Supera Turismo Brasil ( Prefeito Amigo do Turismo )

  

 

O prefeito de Cabedelo, no litoral Norte da Paraíba, Vitor Hugo, foi o primeiro gestor municipal do Nordeste a assinar o termo de compromisso “Prefeito Amigo do Turismo”, do Movimento Supera Brasil. Além dele, outros 17 prefeitos assinaram o documento, 12 deles do Estado de São Paulo e um do Paraná, Goiás, Santa Catarina, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. O Movimento foi lançado no dia 5 de novembro do ano passado, ainda tendo como foco os candidatos a prefeito nos primeiro e segundo turnos.

O Movimento Supera Turismo foi criado para tentar sensibilizar os gestores públicos para a importância do Turismo como uma atividade econômica e social, capaz de realizar transformações significativas num território. De acordo com a secretária de Turismo de Cabedelo, Vera Simões, a adesão do prefeito demonstra o compromisso da gestão, que encara o Turismo como a principal vocação do município, “uma relevância assertiva dele”. afirmou.

Cabedelo tem dois dos pontos turísticos mais visitados da Paraíba: a Ilha de Areia Vermelha e a Praia do Jacaré, onde os turistas podem contemplar o pôr do sol ao som do Bolero de Ravel, executado todos os dias pelo instrumentista Jurandy do Sax.

Na semana passada, o prefeito lançou o projeto do Parque Turístico do Jacaré, que passará a contar com amplos espaços, dois restaurantes, área de piquenique, píer, ciclovia, área de contemplação do pôr do sol e estacionamento. Além disso, terá um novo posto de informações turísticas, miniquadras esportivas, parque infantil, espaço kids, e letreiro “Eu Amo Cabedelo”. O investimento será de R$ 3 milhões e o início das obras está previsto para o segundo semestre deste ano, com um prazo de 24 meses para a conclusão.

 Entre os compromissos do “Prefeito Amigo do Turismo” está a construção de um Plano Municipal de Turismo adequado à realidade local, fortalecendo a identidade turística local, procurando entender a oferta turística como o conjunto que compreende equipamentos, bens e serviços, além do caráter artístico, cultural, social – entre outros atrativos com potencial de despertar o interesse do turista.

Os prefeitos também terão que criar um ambiente de negócios propício para atrair novos investidores, fomentar o empreendedorismo local e estimular os diversos segmentos do turismo identificados no município. Ainda, criar e fortalecer o Conselho Municipal de Turismo, com a participação representativa dos diferentes segmentos do setor, precisando ter uma equipe dedicada ao setor (Secretaria Municipal de Turismo), ocupada por um gestor selecionado de acordo com sua capacidade técnica e com orçamento destacado para essa ação.

O conceito do Movimento Supera Turismo é “promover o turismo é, antes de tudo, promover qualidade de vida, bem-estar para toda a população. Turismo resgata autoestima e constrói cidadania, além de ser fonte de renda para mais de sete milhões de pessoas, no Brasil.

 Outros compromissos:


– Planejar divulgação turística adequada à realidade do município.
– Sensibilizar alunos e professores a desenvolverem atividades acadêmicas sobre os vários atrativos turísticos regionais, por meio da realização de palestras, workshops, oficinas, viagens, concursos, premiações – entre outras iniciativas que elevem a autoestima e construam a cidadania.
– Investir em capacitação, qualificação e formação de profissionais e prestadores de serviços turísticos, para bem-receber os visitantes.
– Abrir diálogo com os prefeitos das cidades da mesma região, para estimular a criação de roteiros regionais e iniciativas promocionais cooperadas.
– Elaborar medidas e políticas, a fim de inserir a atividade turística de forma sustentável, fazendo o turismo um meio de desenvolvimento.
– Entender o papel do gestor público quanto à atividade turística: planejar a atividade turística; estabelecer resoluções de acordo com a lei, entender o turismo como vetor de desenvolvimento, além de incentivar o setor privado.
– Manter a população sempre bem informada e engajar as lideranças locais via conselhos municipais de turismo em ações de promoção voluntária do destino.
– Investir em limpeza pública, sinalização turística, serviços públicos de saúde, acesso e conectividade, infraestrutura e recursos humanos. Envolver a comunidade e o setor privado na implantação desta atividade e motivar ações que permitam a interação da atividade com demais setores da economia local.
– Para qualquer tomada de decisão, lembrar que a melhor cidade para o turista é aquela que é boa para o cidadão e vice-versa.
– Como gestor público, me comprometo a ser um ‘Prefeito Amigo do Turismo’ durante toda a gestão.

 

Prefeitos que aderiram ao Movimento:

 
Vito Hugo, Cabedelo – PB
Osnei Stadler, Prudentópolis – PR
Gustavo Marques de Oliveira, Formosa – GO
Adriano Silva, Joinville – SC
Txai Silva Costa, Nove Era – MG
Emil Ono, Atibaia – SP
Jesus Chedid, Bragança Paulista – SP
Paulo Silva, Mogi Mirim – SP
Fabiano de Melo Belentani, Novo Horizonte – SP
Ademir Souza Almeida, Guia Lopes da Laguna – MS
Vitor Hugo Peixoto Castelliano, Cabedelo – PB
Valter Suman, Guaruja – SP
Alexandre Braga, São José do Barreiro – SP
Luciano Francisco de Godoi Lopes, Lindoia – SP
João Gilberto de Oliveira, Aparecida – SP
João Filipe Muniz Basilli, Caconde – SP
Carlos Alberto Martins, Amparo – SP
Fernando Henrique Capato, Holambra – SP
Geraldino Barbosa de Oliveira Junior, Ilha Comprida – SP
.

Redação

 Rota Cultural PB

segunda-feira, 15 de março de 2021

Mesmo fechado para tráfego aéreo, Aeroclube da Paraíba terá um heliponto

  

 

Apesar do Aeroclube da Paraíba, em João Pessoa, continuar fechado para o tráfego aéreo, o jornalista Giovanni Meirelles informou ao TURISMO EM FOCO que o Crea-PB – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura aprovou um laudo técnico para a construção do Heliponto Paraíba na área do aeródromo. Com o laudo, emitido pelo responsável técnico, o engenheiro civil Luiz Carlos Silva Júnior, serão permitidas operações de pousos e decolagens no terreno onde funciona o Aeroclube.

A assessoria de imprensa da Anac – Agência Nacional de Aviação Civil confirmou à reportagem que o aeródromo encontra-se fechado ao tráfego aéreo, conforme Portaria nº 1.778/SIA. Porém, afirmou que, no ano passado, “o operador local solicitou à Anac a implantação de uma área de pouso e decolagem de helicópteros na área operacional do aeródromo. No entanto, devido a não conformidades existentes, a Agência solicitou o envio de evidências que comprovem a solução das pendências encontradas.”

sexta-feira, 5 de março de 2021

Aena Brasil inicia obras de melhorias nos aeroportos de João Pessoa e Campina Grande

  

 

A Aena Brasil deu início na última terça-feira (03) a obras no Aeroporto Internacional de João Pessoa – Presidente Castro Pinto – e no Aeroporto de Campina Grande – Presidente João Suassuna.

Conforme a administradora dos aeroportos, o prazo para conclusão é até o dia 23 de março e o objetivo da reforma do terminal é oferecer mais conforto aos passageiros e usuários.

Os trabalhos incluem a renovação completa dos banheiros, melhorias no sistema de climatização, sinalização, pintura, iluminação e acessibilidade.

As obras emergenciais fazem parte do contrato da concessionária com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A Aena Brasil também informa que as obras estavam inicialmente previstas para serem realizadas
em 2020, mas foram adiadas por causa da pandemia do novo coronavírus.

Um segundo bloco de melhorias, na área de operações, está sendo programado e deverá ser
entregue até junho de 2023.

Redação