segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Colégio CEMO Júnior Comemora Três Décadas de História em São Bento


 

O Colégio CEMO Júnior realizou no último final de semana, as comemorações alusivas aos 30 anos de existência. Na oportunidade, também foi comemorado os 37 anos da criação do CEMO, escola pioneira no ensino do Segundo Grau (Ensino Médio) no município.
Durante dois dias de comemorações, foram realizadas diversas atividades como Exposições, Missa em Ação de Graças, Desfiles e homenagens diversas para celebrar essa data emblemática na educação da Terra das Redes.

SESSÃO ITINERANTE E MISSA

As festividades tiveram início na tarde de sexta-feira (18), com a realização de uma Sessão Itinerante da Câmara Municipal de Vereadores, onde os parlamentares prestaram uma homenagem ao Colégio, reconhecendo a importância dos serviços educacionais prestados ao município. A Sessão foi um requerimento solicitado pelo Vereador Adaildo Dantas, ex-aluno do CEMO Júnior.

Estiveram presentes a vice-prefeita, Melada, representando o prefeito Dr. Jarques Lúcio (ex-professor do colégio), o presidente da câmara, José Garcia, os vereadores Artur Araújo, Márcia Roberta, Domelice, Rogaciano, Jurandi da Prensa, Alex Dantas, Adaildo Dantas e Domício Ferreira. Representando a direção do Colégio, estavam presentes as professoras Jadete Dias da Costa Garcia, Jair da Costa Dias Arruda e Maria de Lourdes Soares de Assis, além de professores, alunos, ex-professores, ex-alunos e convidados.

Durante a Sessão, foram realizadas diversas homenagens por parte dos parlamentares e foi transmitida na íntegra pela internet, através da Rádio Piranhas.

Já à noite, foi celebrada uma Missa em Ação de Graças, presidida pelo Padre Francinário Linhares, ex-aluno do CEMO Júnior. A celebração foi repleta de emoção e agradecimentos pela comemoração de uma data tão importante.


DIA DE HOMENAGENS

As comemorações tiveram continuidade na manhã do sábado (19), iniciada por uma Alvorada com a Banda Marcial do CEMO Júnior e em seguida um Desfile pelas principais ruas da cidade com a presença de professores, alunos, ex-professores e ex-alunos que fazem parte da história do colégio.

Ainda pela manhã, foi realizada a Festa do Reencontro, uma recepção na quadra poliesportiva do colégio, onde foram feitas diversas homenagens e a abertura da “Sala de Recordações”, uma exposição contando a história do CEMO e do CEMO Júnior, com a exibição de diversas fotos, fardamentos antigos, fantasias, objetos e materiais utilizados nessas três décadas de história.

Em seguida, foi oferecido um almoço com a animação do cantor Felipe Mayku. Os convidados puderam aproveitar a oportunidade para se confraternizar e rever antigos colegas, professores e amigos.

“Na memória, guardamos tesouros maravilhosos, desde a fundação do CEMO Júnior em 1987, até os dias de hoje. Sentimos o dever cumprido e orgulho ao ver o sucesso dos nossos alunos. E a consciência tranquila, ao ver os ex-alunos trazerem seus filhos, avos trazerem seus netos, para continuar nosso trabalho, que vai de geração à geração”, destacou Dona Jadete Dias.

BREVE HISTÓRICO

No ano de 1980, foi fundado pelas professoras Maria de Lourdes Soares de Assis e Jadete Dias da Costa Garcia, o CEMO – Centro de Estudos Modernos, a primeira escola de 2° Grau em São Bento, dando aos alunos a oportunidade de continuar os estudos sem sair da cidade. A escola funcionava no Grupo Escolar Fausto Meira.

Já em 1987, as professoras Jair da Costa Dias Arruda e Jadete Dias da Costa Garcia fundaram o Colégio CEMO Júnior, que teve sua sede inicial na rua Lúcio da Silva, no centro, mantendo um total de 40 alunos matriculados, divididos em duas turmas: 1° Estágio e 2° Estágio, sendo esta, a turma pioneira concluinte do ABC.

Com o objetivo de ser uma escola completa, o CEMO Júnior buscou uma sede própria, o que ocorreu em 1990, quando se transferiu para o prédio situado na rua Leandro Pinto (Rua Velha), que oferecia melhor estrutura física para acomodação dos alunos.

Uma marca registrada do Colégio CEMO Júnior é a preocupação com a formação integral do aluno – o Colégio foi pioneiro em preparar os alunos da 4ª série, para receber o Sacramento da Comunhão através da Primeira Eucaristia.

Durante sua história, o CEMO Júnior buscou parcerias para oferecer uma melhor qualidade no ensino. Dentre elas podemos citar a parceria com o Sistema GEO de ensino; a EADECON – primeira faculdade de ensino à distância; e o CCAA -  melhor curso de inglês da América Latina.

Outras atividades de destaque são a realização de Jogos internos, Amostras Pedagógicas e Feiras de Ciências; Publicação do primeiro trabalho escrito sobre São Bento, objetivando passar as informações perpetuando a história do nosso município; Projeto Viajando na Leitura, dentre outros.

“O CEMO compartilha todas essas conquistas com os nossos professores e nosso quadro de funcionários, grandes colaboradores que nos permitem continuar Construindo Histórias, Educando Gerações”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário