terça-feira, 4 de setembro de 2018

Rota dos engenhos do brejo da PB foi apresentada a guias turísticos do RN

 

Visitar os engenhos de cana de açúcar ainda em atividade no brejo paraibano e, ao mesmo tempo, conhecer o roteiro composto por cidades históricas e que ainda possuem o charme e a simplicidade do meio rural. Este foi o objetivo do Sebrae Paraíba ao levar 47 guias de turismo do Rio Grande do Norte para conhecerem o brejo paraibano e sua rota dos engenhos, com o propósito de vender o roteiro a turistas que, cada vez mais, demandam pelo nicho rural.

 O grupo passou pelas cidades de Bananeiras, Serraria, Areia, Alagoa Grande, Pirpirituba, Duas Estradas e Guarabira. Além de ônibus, os guias também puderam conhecer as localidades utilizando um meio de transporte bastante característico: uma jardineira, espécie de caminhão adaptado com bancos unidos e conceito mais aberto, permitindo maior contato com a natureza. Em Areia, por exemplo, além do engenho da cachaça Triunfo, os agentes conheceram a pousada e rancho Nova Vida, a Casa do Doce e a Casa de Vó Maria.

O presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Rio Grande do Norte, Júnior Lima, explica que existe um nicho de mercado em expansão voltado ao turismo rural, principalmente se o roteiro inclui diferenciais como engenhos de cachaça, serras e trilhas. “Os próprios turistas pedem essas rotas, então, decidimos trabalhar conhecendo na prática. Escolhemos o brejo paraibano porque além de atender esta demanda de um turismo mais simples e rural, os engenhos ficam próximos uns dos outros, facilitando a logística e praticidade das visitações”, afirmou.

De acordo com Lima, o roteiro também se destaca pelo acolhimento e gastronomia regional. “O mercado gastronômico influencia muito, tanto nacional quanto internacionalmente. É importante buscar um público mais internacional, que tem esta carência e fica limitado ao sol e mar. Hoje, nosso grande parceiro em termos de turismo é o Sebrae, que tem sido um verdadeiro braço direito. O Sebrae tem o programa de incentivo à interiorização e forma um casamento perfeito com os profissionais do setor, ao fornecer um trabalho mais técnico e elaborado de incentivo e apoio”, frisou.

Fonte : Turismo em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário