terça-feira, 19 de dezembro de 2017

O SEGUNDO ENCONTRO DOS " PROFETAS DA CHUVA " ACONTECEU EM CATOLÉ DO ROCHA - PB

 

A cidade de Catolé do Rocha, Sertão paraibano, a 411 km de distância da Capital, realizou nesta quinta feira dia 14, o II Encontro dos Profetas da Chuva da Paraíba. O evento aconteceu no auditório do Campus IV da Universidade Estadual da Paraíba, e foi promovido pelo IFPB – Instituto Federal da Paraíba, em parceria com a UEPB, Sindicato dos Produtores Rurais de Catolé do Rocha, Escola Agrotécnica do Cajueiro e Emater. Como organizadores estavam, Caetano IFPB, Rômulo Guedes UEPB, Netão - Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Catolé do Rocha.

Da cidade de Bom Jesus se fez presente o extensionista Tico da Emater, O extensionista de Mote Horebe Geraldo Abreu e o Radialista Jocerlan Guedes da Rádio Oeste da Paraíba, que acompanhou a comitiva para uma cobertura jornalística.

O professor Caetano José de Lima, diretor geral do IFPB Campus Catolé do Rocha, abriu o encontro disse que objetivo é resgatar a tradição do homem do campo em prever as estações de chuva através da observação das nuvens, dos animais e das plantas. e se tornou imprescindível à continuidade desse tipo de evento como forma de garantir para as futuras gerações o patrimônio imaterial da cultura nordestina.

Após as explanações vários profetas das cidades de: Catolé do Rocha, Riacho dos Cavalos, Jericó, Belém do Brejo do Cruz, Brejo Cruz, Brejo Santo, estiveram presentes. Agricultores, Quilombolas, estudantes, curiosos do assunto e demais público prestigiaram esse grande encontro de estudiosos da natureza.

Os profetas se apresentaram um a um trazendo as suas experiências para o inverno de 2018.


Nenhum comentário:

Postar um comentário