domingo, 15 de julho de 2018

A Gastronomia paraibana no cenário atual

 

A gastronomia paraibana tem sua origem no ciclo da cana-de-açúcar, um dos mais importantes e o mais prolongado ciclo econômico, que permaneceu por cinco séculos.

A cana-de-açúcar chegou ao Brasil no século XVI, pelos colonizadores portugueses. Nessa época, o uso do açúcar da cana na Europa se expandia, assim como os pequenos engenhos de rapadura e de cachaça, no Nordeste, que permaneceram de forma artesanal, até o século XX.

A influência do açúcar esteve presente na organização familiar, na arquitetura, na religião, na cultura e na culinária, rica e diferenciada, principalmente da região Nordeste.
A gastronomia paraibana faz parte dessa cultura, que inclui suas crenças, sua arte, seus hábitos adquiridos, sua herança social, o seu modo de vida.

Para a antropóloga Fátima Quintas, “o homem sem história, sem tradição, sem origem cultural, é um homem desterrado”. O amor pela cultura gera autoconhecimento, que por sua vez, gera pertencimento.

Portanto, a gastronomia é resultado da combinação dos ingredientes e da forma de cozinhar. A cozinha da casa-grande dos engenhos do ciclo do açúcar, foi um verdadeiro laboratório gastronômico, onde essa mistura dos ingredientes e dos utensílios da cozinha, tinham a influência das culturas europeia, africana e indígena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário